07/05/2025

Sebo do Cachorro Perdido une leitura e proteção animal

Por admin

Espaço recebe doações de livros, CDs e DVDs para ajudar 23 animais resgatados das ruas da cidade

No episódio 12 do podcast Os 6 Gatinhos, realizado em parceria com o Grupo Mais Expressão, a veterinária e protetora independente Cecilia Scarpa falou sobre o trabalho do Sebo do Cachorro Perdido, localizado na Rua 11 de Junho, 2071, no Parque Boa Esperança, em Indaiatuba. O espaço, além de vender livros a preços acessíveis, é uma iniciativa de proteção animal que utiliza os recursos arrecadados para cuidar de 23 animais resgatados das ruas.

“Gente, qualquer pessoa pode resgatar um animal. Qualquer pessoa. Eu comecei lá no cartódromo com um filhotinho perdido no hospital e falei assim: poxa, isso tocou meu coração. Eu sempre tive cachorro em casa e cada vez que vejo um animal na rua, eu fotografo, falo onde está e todo mundo ajuda”, compartilhou Cecilia sobre o início de seu trabalho na causa animal.

O sebo também recebe doações de apostilas usadas, que são recicladas e revendidas. “O pessoal doa apostila e caderno usado para reciclagem. Tem esse ponto de a gente pensar que aquele monte de papel que se usa nas escolas tem que ter um fim digno. Muitas vezes vai para o lixo, e não pode ir para o lixo, gente. É árvore que se corta para fazer isso. Então vamos reciclar tudo isso”, explicou Cecilia. O material arrecadado é levado para empresas especializadas que compram os papeis e ajudam na arrecadação de fundos para o projeto.

O Sebo do Cachorro Perdido também se preocupa em incentivar o hábito da leitura desde cedo. O espaço conta com uma grande variedade de livros infantis e um cantinho kids, onde crianças podem manusear os livros enquanto os pais escolhem suas próprias leituras. “Tem todo tipo de livro ali, desde aqueles de páginas duras para os bem pequenos, que vão aprender a manusear sem rasgar, até os almofadados que dá para levar para o banho. Aí já passa para os outros que são maiores, com muitas figuras e pouco texto, porque isso vai encantar a criança. Os pais vão ler e ela vai aprender a ler ali”, disse Cecilia.

Além do sebo, Cecilia também administra um grupo no Facebook com mais de 38 mil membros, focado na troca de informações sobre resgates e pedidos de ajuda. “Quando eu vejo que a pessoa mora no Nordeste e o comentário dela é só um ‘up’, desculpa, não vai entrar. Eu poderia ter mais de cem mil pessoas no grupo, mas eu não quero número, quero que a pessoa seja da região”, destacou.

O episódio completo do podcast pode ser assistido no YouTube e ouvido no Spotify.

Para quem deseja contribuir com a causa, o Sebo do Cachorro Perdido está sempre aberto a doações de livros, CDs, DVDs e LPs usados.

Além do sebo, Cecilia também administra um grupo no Facebook com mais de 38 mil membros