07/05/2025

Cultura Maker, o uso da Inteligência Artificial e a proibição dos celulares

Por admin

Prof. Dr. Eliton Meireles falou sobre educação maker no Brasil e como ela pode transformar a educação

O podcast Os 6 Gatinhos, em parceria com o jornal Mais Expressão, recebeu nesta semana o Prof. Dr. Eliton Meireles de Moura, diretor pedagógico da Amado Maker, pesquisador no Transformative Learning Technologies Lab (TLTL) da Columbia University, doutor em Educação pela USP, mestre em Educação pela UFU e licenciado em Matemática. O pesquisador trouxe reflexões importantes sobre educação maker, o uso de tecnologias na sala de aula, a proibição de celulares e a “síndrome de vira-lata” dos brasileiros. A entrevista foi conduzida pelos jornalistas Flávia Girardi e Marcelo Chiconato.

O Prof. Dr. Eliton destacou como a educação maker pode transformar o aprendizado, permitindo que os alunos explorem conceitos de forma prática e interativa. “Imagina o tanto de matemática que você pode trabalhar na construção de um foguetinho que vai voar a 2 metros. Um foguetinho real. Como é que constrói? Não sei. Vamos pesquisar. Então as crianças já vão atrás de saber o que é um foguete, quais tipos de combustão ele pode ter. Aí ele vai ver que dá pra fazer com ar, comprimir um ar e fazer ele voar. Dá pra fazer com água, dá pra fazer com um monte de coisa’.”

Para ele, esse tipo de aprendizagem multidisciplinar, que envolve pesquisa, experimentação e descoberta, tem um impacto muito maior do que apenas ensinar conteúdos teóricos isolados. Outro ponto abordado foi a necessidade de mudar a visão negativa sobre o erro na educação. “Errar é um processo muito negativo na escola. E errar faz parte. A gente aprende com o erro. Se uma criança está fazendo alguma coisa e você vê que ela foi para um caminho errado, não para ela, espera. Ela vai dar de cara na porta. Ela vai dizer: ‘poxa, errei’. A criança vai olhar para aquilo ali e refletir sobre o processo que construiu.” Segundo ele, essa autonomia é essencial para desenvolver a capacidade de pensar criticamente e resolver problemas.

Proibição de celulares na escola

A proibição dos celulares em sala de aula também foi debatida. Prof. Dr. Eliton argumenta que, em vez de simplesmente impedir o uso, é preciso ensinar as crianças a utilizá-los de forma consciente e produtiva. “O que a gente precisa hoje é ensinar a pensar. Senão, a gente vai estar daqui a 50 anos discutindo: ‘E o celular na escola, hein, gente?’ Porque em 2025 a gente não pôde. Daqui a 10 anos a gente vai estar falando assim: ‘Poxa, temos que proibir esse negócio novo que inventaram aí na escola’.”

Ele ressalta que o papel da escola não deve ser apenas educar academicamente, mas também preparar os alunos para lidar com as tecnologias de forma responsável. “A gente consegue ser maker com pouca coisa. Mas eu acho que está na hora da gente começar a perder um pouquinho essa síndrome de vira-lata, buscando mais incentivo financeiro e aporte.” Segundo ele, é possível desenvolver experiências ricas de aprendizado mesmo sem grandes investimentos, desde que haja criatividade e disposição para explorar novas formas de ensino. A entrevista completa com o Prof. Dr. Eliton Meireles de Moura está disponível no canal no YouTube e Spotify.

Marcelo Chiconato e Flávia Girardi entrevistam Prof. Dr. Eliton