Quer ajudar um animal de rua?
Entenda a importância da microchipagem, a reabilitação e a adoção fazem toda a diferença
No episódio de estreia do programa “Os 6 Gatinhos” em parceria com o Mais Expressão, o Dr. Adriano Mayoral, veterinário responsável pelo Centro de Reabilitação Animal de Indaiatuba, compartilhou informações sobre como ajudar os animais de rua de forma eficaz e responsável.
Uma das inovações apresentadas pelo Dr. Mayoral é a adesão das clínicas veterinárias de Indaiatuba ao sistema unificado de microchipagem, que ele considera fundamental para o futuro dos animais em situação de abandono. “O município poderá mapear a população de animais em situação de abandono e, assim, criar políticas públicas mais eficazes, como campanhas de castração e controle populacional. Mas é fundamental que todas façam a adesão”, destacou.
Com esse novo sistema, os animais vacinados na cidade já são microchipados, o que facilita a sua localização em caso de perda e registra informações importantes, como o histórico de saúde. O Dr. Mayoral incentivou as clínicas veterinárias a se unirem a essa iniciativa: “Clínicas veterinárias podem entrar em contato para implementar o sistema e ajudar a garantir mais segurança para os pets.”
Além da microchipagem, o veterinário enfatizou a importância de uma abordagem mais cuidadosa em relação aos animais de rua. “Retirar um animal de rua que vive em colônia pode acabar desestruturando o grupo e piorando a situação. Quando removemos um animal, outros podem ocupar o espaço, o que pode aumentar a população de rua. O que é mais eficiente? Castrar e devolver o animal ao seu ambiente”, afirmou.
Para quem deseja entender mais sobre o assunto e como contribuir para o bem-estar dos animais de rua, a entrevista completa com o Dr. Adriano Mayoral pode ser acessada aqui
